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terça-feira, 12 de julho de 2011

#TAM35ANOS: Paixão por voar e servir

Imagem comemorativa feita pelo FsMisturado em homenagem a TAM e seus 35 anos

Hoje, Dia 12 de Julho de 2011, A maior compania aérea do hemisfério sul, Faz 35 anos, A nossa querida e amada TAM. A exatos 35 anos, O comandante Rolim Adolfo Amaro fundava não só uma nova linha aérea, Mais uma linha aérea que entraria para a história da aviação brasileira. Hoje, a TAM Linhas Aéreas não é só a maior linha aérea mais sim um símbolo, Um motivo de orgulho para mim e para muitos outros brasileiros. E é por isso que hoje farei uma postagem com vídeos e imagens da nossa querida TAM, Que tenha vários, e vários outros 35 anos em nossos céus.

História da TAM | 35 Anos:

Décadas 60 - 80


Na cidade de Marília, interior de São Paulo a TAMTáxi Aéreo Marília surgiu em 21 de fevereiro de 1961, a partir da união de dez jovens pilotos de monomotores. Na época, eles faziam o transporte de cargas e de passageiros entre o Paraná e os estados de São Paulo e do Mato Grosso com quatro Cessna 180 e um Cessna 170. Após seis anos o grupo é comprado pelo empresário Orlando Ometto, o qual muda a sede para São Paulo e também muda o perfil ao começar a transportar apenas malotes.

Em 1971, o comandante Rolim Amaro, que já havia trabalhado na companhia em seus primeiros anos de funcionamento, é convidado por Orlando Ometto para ser sócio minoritário da empresa, com 33% das ações. No ano seguinte, o piloto adquire metade das ações da TAM e assume a direção da empresa. O ano de 1976 marca o surgimento da TAM – Transportes Aéreos Regionais, que dá origem à empresa conhecida hoje como TAM Linhas Aéreas. Rolim detém 67% do capital da nova empresa, que teve atendimento voltado para o interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

A década de 80 marca um período de crescimento. A mudança começa com a chegada dos turboélices Fokker F27, substituindo os aviões bimotores. Em 1981, a TAM comemora a marca de um milhão de passageiros transportados. O primeiro grande salto da malha da empresa vem em 1986, com a aquisição da companhia aérea Votec. Com a medida, a TAM estende as suas atividades para as regiões Centro-Oeste e Norte do país.

Década de 90


Na década de 1990, a empresa ganha mais visibilidade com a chegada dos Fokker 100, inaugurando uma nova era na aviação regional. Em 1993, a TAM lança com pioneirismo o TAM Fidelidade, que se destaca por não prever limitação de assentos para as passagens gratuitas. O ano de 1996 marca o início das operações da TAM em todo o território nacional. A TAM adquire a companhia Lapsa do governo paraguaio e cria a TAM Mercosur, atualmente TAM Airlines. Em conjunto com um consórcio formado pela LAN Chile e TACA, a TAM lidera a negociação para compra de suas primeiras aeronaves Airbus. O resultado é a compra de 150 aeronaves para as três empresas junto ao consórcio europeu. Outra iniciativa estratégica é a compra de uma área de 447 hectares no município de São Carlos, no interior de São Paulo, que hoje é a sede do Centro Tecnológico TAM. Em 1998, chegam à TAM seus primeiros Airbus A330 e a empresa faz o seu primeiro voo internacional na rota São Paulo-Miami. No ano seguinte, é a vez do primeiro destino para a Europa, Paris, em parceria com a Air France.

2001 - 2002


A TAM começa em 2000 uma ofensiva fase de crescimento, mas o ano de 2001 é marcado por grandes acontecimentos. O comandante Rolim morre tragicamente no dia 8 de julho em um acidente de helicóptero. Dois meses depois, a aviação internacional sofre um sério abalo e entra em um ciclo de retração em decorrência dos atentados de 11 de setembro. Assim como em outras partes do mundo, o mercado brasileiro sofre os efeitos da retração econômica. No entanto, a TAM cresce 31% nesse período, transportando mais de 13 milhões de passageiros e elevando o faturamento para praticamente R$ 3 bilhões no ano. Em 2001, a empresa incorpora mais 15 aeronaves Airbus A320 e dois Airbus A330. Mesmo com as adversidades, a TAM transporta quase 14 milhões de passageiros em 2002.

2003 - 2004


Em 2003, a TAM remaneja sua malha aérea, reestrutura-se internamente e dá início ao compartilhamento de voos com a VARIG. A companhia fecha o ano com lucro de R$ 174 milhões, o maior de sua história. Depois de uma carreira de 30 anos na empresa, Daniel Mandelli Martin deixa a presidência da TAM.

Marco Antonio Bologna, que havia ocupado a vice-presidência Financeira, assume a presidência em janeiro de 2004.

Com o reaquecimento da economia, a companhia volta a operar os voos diurnos para Miami e passa a operar mais três voos semanais para Paris. Além disso, a empresa inicia uma estratégia de crescimento para a América Latina e começa a voar diariamente para Santiago no início de dezembro. Para adequar a frota ao aumento de demanda no mercado doméstico e internacional, a TAM confirma a chegada do seu décimo Airbus A330 até outubro de 2005. A empresa também acertou junto à Airbus um cronograma para a entrega de mais 10 aeronaves A320. No mercado doméstico, a TAM fecha uma série de acordos com companhias aéreas regionais para aumentar a sua cobertura no território nacional e oferecer novas possibilidades de conexão e de frequências para seus passageiros. Ao todo, 25 novos destinos nacionais, responsáveis pelo transporte de 38 mil passageiros a mais em 2004. Os acordos envolvem cinco empresas: Passaredo, OceanAir, TOTAL, TRIP e Pantanal. Com isso, a TAM passou a cobrir uma malha com 66 cidades no território nacional (sendo 41 destinos próprios).

A TAM fecha o mês de dezembro com a liderança no mercado doméstico pelo 18º mês consecutivo e um recorde histórico no mês de dezembro: 41,17% de market share. No acumulado do ano, a TAM fica com uma participação de 35,79% no setor nacional e de 14,48% no internacional. A ocupação das aeronaves acumulada no ano também atinge bons resultados: 64% no mercado doméstico e 72% no internacional.

2005 - 2006


A TAM liderança do mercado doméstico de aviação com média de 43,5% de market share e 18,9% de participação no mercado. Novas frequências para Paris, Buenos Aires e o lançamento do voo para Nova York, em novembro, contribuem para aumentar a fatia desse segmento. Além disso, a Companhia consolida seus voos para Miami, Santiago e reforça sua integração com a malha da subsidiária TAM Mercosur, sediada em Assunção, no Paraguai. Nesse ano, 19,6 milhões de passageiros são transportados, número 44,7% superior ao registrado em 2004.

No primeiro semestre de 2006, reforça voos a partir de São Paulo, Rio e Brasília, principalmente para capitais do Nordeste. Em julho, passa a voar para Boa Vista e inicia frequências diretas para Manaus a partir de São Paulo. A partir de outubro, começa a operar voo diário para Rio Branco a partir de Goiânia, com escala em Brasília, e passa a voar para todas as 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal.

No mercado internacional, completa as sete frequências semanais para Nova York com voos no horário noturno, inicia-se o terceiro voo diário para Miami a partir de Manaus e, com a TAM Mercosur, reforça Buenos Aires a partir do Galeão. Para Santiago, aumenta a capacidade com a operação do Airbus A330. Em outubro, inicia o voo para Londres e passa a oferecer a seus passageiros mais dois novos destinos na Europa: Zurique e Genebra, na Suíça, por meio de voos em codeshare com a Air France.

A Companhia encerra o ano com lucro de R$ 556,0 milhões. Nos mercados doméstico e internacional, a empresa transportou 27,9% mais passageiros em relação ao ano anterior, totalizando 25 milhões de pessoas. Em dezembro, alcança 49,1% de participação no mercado doméstico e 60,6% no segmento internacional.

2007


Inicia as novas rotas para Milão e para Córdoba, na Argentina, passar a oferecer uma frequência direta entre Salvador e Paris, além dos voos ligando Fortaleza e Salvador a Buenos Aires. Lança ainda a segunda frequência diária para Santiago e passa a operar o terceiro voo diário para Paris, desta vez com partida do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro.

Como parte de sua política para o segmento internacional, a TAM estabelece parcerias estratégicas por meio da assinatura de Memorandos de Entendimento com a portuguesa TAP, a sul-americana LAN, a americana United Airlines, e com a alemã Lufthansa. Em julho, recebe autorização oficial da Agência Nacional de Aviação Civil para iniciar operação regular de três frequências semanais para Frankfurt e de sete para Madrid. Para operar o segmento internacional, a TAM anuncia a ampliação de seu planejamento de frota, com a aquisição de 22 Airbus A350 XWB (Xtra Wide Body) com mais 10 opções, para serem entregues entre 2013 e 2018. Além desses, a empresa confirmou o recebimento de mais dois A330 em 2010 e outros dois em 2011. Anteriormente, a empresa já havia anunciado a aquisição de quatro Boeing 777-300ER, aumentando para oito o número de aeronaves desse modelo.

No mês de julho, a TAM registra participação de mercado nos voos domésticos de 50,6%, consolidando a liderança alcançada desde julho de 2003. No segmento das linhas internacionais operadas pelas companhias aéreas brasileiras, a TAM atinge market share de 64,3%, mantendo liderança conquistada em julho de 2006. 

2008

O ano de 2008 registrou momentos históricos para a TAM, como o reposicionamento de sua marca e o anúncio feito em outubro da entrada da empresa na Star Alliance, a maior aliança mundial de companhias aéreas, representando um novo patamar na expansão internacional da TAM. Ainda na área internacional, a companhia ampliou seus acordos de codeshare com várias empresas, como a TAP, a Lufthansa e a Air Canada; e, na América do Sul, manteve os acordos com a LAN Chile, a LAN Peru, a LAN Argentina e a Pluna.

A empresa encerrou o ano de 2008 — em que recebeu seu primeiro Boeing 777-300ER — com 129 aviões, uma frota com idade média de 5,5 anos, uma das jovens do mundo. A receita líquida no ano foi de R$ 10,5 bilhões, um crescimento de 29,7% em relação a 2007. O lucro operacional registrou aumento de 67,3%, também na comparação com o ano anterior, atingindo R$ 725,2 milhões.

Segundo dados da ANAC, a participação média da TAM no mercado doméstico em 2008 foi de 50,3%. Já no âmbito internacional, a companhia ampliou sua participação entre as empresas brasileiras que voam para o exterior e, em dezembro de 2008, registrou o recorde de 85,5% de market share internacional. O volume total de passageiros domésticos transportados pela TAM em 2008 foi de 25,6 milhões de pessoas, um aumento de 6,1% em relação ao ano anterior. No mercado internacional, foram 4,5 milhões de passageiros transportados, um crescimento de 22,4% em relação a 2007. A taxa de ocupação acumulada ao final do ano nos voos domésticos foi 68,1%, e a dos voos internacionais atingiu, no mesmo período, 75,5%.

2009


Em 2009 uma das ações prioritárias para a adesão à Star Alliance foi a migração dos sistemas comerciais de gestão de passageiros e de check-in da TAM para a plataforma Amadeus Altéa CMS. Ao longo de 2009, a empresa realizou uma reformulação completa em sua plataforma tecnológica.

Em paralelo, a companhia ampliou sua atuação internacional. Em abril, iniciou um acordo de codeshare com a empresa britânica bmi e também um acordo regional com a companhia uruguaia Pluna para fortalecer a rota São Paulo-Montevidéu. Em maio, fechou codeshare com a Swiss. Selou, ainda, acordos de integração de programas de fidelidade com a Air Canada, Swiss, bmi e Austrian. Em agosto, também deu-se início ao codeshare com a Air China para voos São Paulo-Pequim, via Madrid.

Em junho, de acordo com sua diretriz de contemplar multinegócios alinhados com a aviação, a empresa apresentou ao mercado o Multiplus Fidelidade, que atua com o conceito de redes de programas de fidelização. Em outubro, o Multiplus tornou-se uma empresa independente.

Em 19 de dezembro, a TAM S.A., a holding controladora da TAM Linhas Aéreas formalizou a aquisição da Pantanal Linhas Aéreas, empresa de aviação que atende cidades de densidade populacional média nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná a partir do Aeroporto de Congonhas (SP).

A empresa encerrou o ano com uma frota de 132 aviões, sendo 107 narrow-body Airbus (20 A319, 81 A320 e 5 A321) e 25 wide-body, sendo 18 modelos Airbus (16 A330, 2 A340) e sete modelos Boeing (os 4 Boeing 777-300ER e 3 Boeing 767-300).

Em 2009, registrou-se um market share acumulado de 45,6% no mercado doméstico e de 86,5% entre as companhias brasileiras que operam voos internacionais. Transportou, ao longo do ano, 30,4 milhões de passageiros.

2010


Em março, a aquisição da Pantanal Linhas Aéreas pela TAM Linhas Aéreas foi oficializada e a partir de então 3 Airbus da TAM passaram a fazer voos para a subsidiária em conjunto com os ATR 42.

No dia 13 de Maio, foi efetuada a entrada oficial da TAM na principal aliança mundial de empresas aéreas, a Star Alliance. A responsável pela entrada da companhia aérea brasileira na aliança foi a United Airlines. As aeronaves da TAM passam a ostentar ao lado das portas dianteiras os adesivos da aliança, sendo que um A320 (PR-MBO) e um A330 (PT-MVM) apresentam o esquema de pintura especial da aliança.

Após a adesão na Star Alliance, a TAM volta a firmar novos acordos de codeshare com as companhias também Star Alliance como Continental Airlines, ANA e US Airways, e ampliadas as parcerias já existentes com a Lufthansa e a Swiss. No mercado doméstico, o acordo de codeshare com a regional TRIP foi expandido. Além disso, foram inauguradas cinco rotas internacionais: Frankfurt e Londres, partindo do Rio de Janeiro; Miami, saindo de Brasília e Belo Horizonte; e São Paulo-Bogotá.

No dia 13 de agosto, foi anunciada juntamente com a LAN Airlines a intenção da união das duas holdings em uma única[3] , a LATAM Airlines Group. Juntas, TAM e LAN somam mais de 40 mil funcionários, mais de 280 aviões, 115 destinos, em 23 países, além de oferecer serviços de carga em todo o mundo. Será a maior empresa aérea da América Latina e 10ª maior em passageiros transportados. As duas companhias continuarão operando com as marcas existentes e sob suas próprias certificações de operação, assim como KLM e Air France.

A LAN ficará com 70,6% da Latam, e a TAM, com 29,3%, sendo a família Amaro detentora de 80% do capital votante da empresa e também com participação na Lan.

Em 28 de outubro, iniciou-se o serviço de chamadas telefônicas, pioneiro na aviação brasileira, assim como o envio de mensagens de texto e acesso à internet durante os voos da companhia para passageiros a bordo inicialmente de um Airbus A321. O serviço é inédito no país e surgiu de uma parceria entre a TAM e a OnAir, empresa que dá suporte para uso de celulares em aeronaves.

2011


Em janeiro de 2011, foram assinados os acordos vinculativos para a formação da LATAM Airlines Group, aprovados pelos respectivos Conselhos de Administração das duas empresas e, em março de 2011, a ANAC concedeu a autorização prévia para a operação. A transação ainda está sujeita à aprovação dos demais órgãos reguladores no Brasil, no Chile e nos outros países onde a LAN possui subsidiárias, assim como à concordância dos acionistas não controladores, por meio da adesão a uma oferta de ações.

Em março, a TAM assinou uma carta de intenção de compra de até 31% das ações da TRIP Linhas Aéreas.

fonte: wikipédia

Vídeos TAM | 35 Anos:































TAM Linhas Aéreas | 35 Anos

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Um comentário:

  1. Parabéns amigo, pela inteligência sobrenatural de colocar todos os videos do youtube privados onde o publico não pode assistir!

    PQP...

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