Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Matéria: Entrevista com o comandante Roberto Carvalho


Olá Comandantes! é com grande prazer, que venho postar nossa primeira entrevista, e pra mim particulamente, não poderia ser mais especial, pelo fato de ser com uma das pessoas que mais admiro e respeito, o comandante Roberto Carvalho.

Para quem não o conhece, o comandante Roberto Carvalho é o fundador de um blog (www.betocarva.blogspot.com) aonde ele conta suas histórias dentro da aviação e as mais diversas situação que lhe aconteceu durante sua carreira.

Então para a entrevista, selecionei 20 perguntas, baseadas em postagens e histórias do blog dele, para que vocês o conheçam. Durante as perguntas, ele também deixou links de postagens do blog dele, para que você vão conhecendo o blog aos poucos. 

Perguntas 

01- Como e quando começou a gostar de aviões?
Resposta: Veja clicando aqui / Postagem de Maio de 2009

02- Quando decidiu virar piloto?
Resposta: Veja o link anterior.

03- O que foi preciso para virar piloto?
Resposta: Tirar o brevet, para isso tinha que ter o segundo grau completo. Felizmente meus pais puderam arcar com os custos. Veja clicando aqui / Postagem de Julho de 2009

04- O senhor começou a enxergar os aviões de outra forma na sua primeira viagem como apaixonado por aviação?
Reposta: A cada vez que eu viajava de avião eu curtia mais a aviação. Veja clicando aqui / Postagem de Junho de 2009

05- Como foi o seu primeiro voo a comando de uma aeronave?
Resposta: Foram basicamente em dois momentos, o do vôo solo (Veja clicando aqui) e quando fui promovido a comandante na Varig. Veja clicando aqui e também aqui.

06- Como foi a sensação que teve ao transportar seus primeiros passageiros e como se sente hoje?
Resposta: Veja clicando aqui.

07- Como foi voar na "Velha Varig"?
Resposta: Foi maravilhoso (Postagem relativa a pergunta)

08- Como é ficar longe da família durante as viagens?
Resposta: É tranqüilo, embora dê saudade, quando volto para casa há sempre novidades para contar e para saber; (Postagem relativa a pergunta)

09- Já teve dúvida se escolheu a profissão certa? Já pensou em parar de pilotar?
Resposta: Não, não e não.

10- Quais foram as maiores dificuldades que o senhor passou durante sua carreira?
Resposta: Pode parecer pouco caso da minha parte, mas não encontrei dificuldades, por enquanto vai tudo correndo bem. Até o fim da velha Varig foi relativamente tranqüilo para mim, já que eu fiquei na “nova Varig”. Mas se tiver que apontar uma dificuldade, foi acompanhar a crise e agonia da Varig. (Primeira postagem relativa a pergunta) / (Segunda postagem relativa a pergunta)

11- Qual avião mais marcou sua carreira até agora?
Resposta: Difícil dizer, todos foram incríveis. Bandeirante (Postagem relativa ao Bandeirate) Electra (Postagem relativa ao Electra) Airbus A300 (Postagem relativa ao Airbus A300) 737, (Postagem relativa ao Boeing 737) MD11, (Postagem relativa ao McDonnell Douglas MD-11)  e 767. (Postagem relativa ao Boeing 767) Quais o senhor ainda espera pilotar? Voar num 787 não ia ser nada ruim.

12- Qual foi o voo mais difícil de sua carreira?
Resposta: Difícil dizer.

13- Qual foi o pouso mais difícil que o senhor já fez?
Resposta: Pousar no México, La Paz e Bogotá sempre foi um pouco mais difícil em função da alta altitude.

14- Qual aeroporto o senhor mais gosta e qual o senhor mais abomina?
Resposta: Gosto de Congonhas, e não gosto de Galeão

15- Quais as paisagens mais bonitas que o senhor já viu?
Resposta: Rio de Janeiro (Postagem relativa a pergunta)

16- Qual lugar o senhor já visitou "à trabalho" que mais gostou?
Resposta: Frankfurt/Mainz (Postagem relativa a pergunta)

17- Qual seu avião favorito?
Resposta: Difícil dizer, gosto do 727 e do 707

18- O que o senhor acha das novas gerações de aeronaves como Boeing 787, Airbus A350 XWB e outros?
Resposta: Acho ótimo, mas não gosto da filosofia da Airbus.

19- O que o senhor acha da evolução da avião ao decorrer dos tempos? Melhorou ou piorou?
Resposta: É claro que melhorou!

20- O que o senhor espera para o futuro?
Resposta: A automação vai aumentar, os salários vão diminuir. Espero me aposentar com saúde e não ter qualquer acidente/incidente.

Um recado para os aspirantes a comandante do blog:
Estudem, não descuidem do inglês e acreditem em vocês. A aviação brasileira está crescendo, o mercado está promissor para a carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário