Páginas

sábado, 24 de setembro de 2011

Matéria: Uma fusão, duas companhias, três alianças: Qual delas escolher?


Esta semana, o anuncio da autorização da fusão da LAN Airlines (LAN Chile) com a TAM Linhas Aéreas mexeu com o mundo da aviação. A autorização veio como um alívio para as duas companhias que aguardavam o veredíto com grande expectativa, mais com a autorização, veio exigências, no total 11, sendo uma delas, a escolha de uma só aliança.

Só que é ai que está o problema, as empresas participam de duas alianças, a OneWorld (LAN Airlines - LAN Chile) e a Star Alliance (TAM Linhas Aéreas). Essa questão já vem sendo discutida desde do anuncio da fusão, antes dessa exigência o que vem deixando as empresas e as alianças sobre pressão constante. Pelo o que tudo indica, o mais provável é que a LATAM, adote a OneWorld.

Esta aposta é dada por análises e até mesmo um comunicado do CEO da LAN Airlines, Enrique Cueto. Em análises feitas por mim, a TAM, não depende da Star Alliance e sim a Star Alliance da TAM, pelo fato da companhia ser a única integrante sul-americana da aliança e ser a maior do hemisfério sul, sendo uma grande soma para a Star Alliance. Já com a LAN a situação é totalmente inversa, a empresa depende muito da OneWorld, pelos seus acordos com as outras integrantes entre outros assuntos.

Em entrevista, o CEO da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, deu a possibilidade da LATAM, adotar uma terceira aliança, a SkyTeam. Como justificativa o CEO da TAM falou que a nova empresa procura novos desafios, podendo escolher a SkyTeam.

Outro fato que também pode mudar o rumo da história, foi a notícia que a TAM terá que deixar a Star Alliance e optar por ir para uma das outras duas alianças. Este fato é resultado de outra exigência do tribunal chileno, que exigiu que a LATAM, não participe da mesma aliança do grupo Avianca-TACA, sendo que o grupo Avianca-TACA, irá ingressar na Star Alliance, resultando na saída da brasileira da rede. Caso o grupo Avianca-TACA opte por trocar de aliança, sendo ela a mesma da LATAM, a LATAM, deverá se retirar da aliança e ingressar em outra que não tenha como membro, o grupo Avianca-TACA, para equilibrar a competitividade entre as alianças.

Parece que a rota da LATAM já está traçada a caminho da OneWorld, mas como no mundo da aviação tudo pode acontecer, o jeito é esperar o resultado final.

© 2011 FsMisturado - Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário